Chave Estática – Monofásica ou Trifásica de 5 a 200kVA


Introdução


O propósito da Chave Estática de Transferência em corrente Alternada (AC) é manter a carga crítica alimentada a partir de duas redes de alimentação, selecionando uma das redes como “prioritária” e transferindo a alimentação da carga crítica para a outra rede em caso falha ou variações de tensão da rede prioritária SEM INTERRUPÇÃO.

*Obs.: O By Pass (DJ3) poder ser derivado de qualquer uma das redes de entrada como apresentado no esquema acima ou, por solicitação do cliente, é possível que seja feito através de uma terceira entrada indvidual.

O painel é uma representação sinóptica do diagrama unifilar do fluxo de energia (imagem acima), proporcionando uma rápida visualização da situação das entradas, quem está alimentando a carga e a operacionalidade do controle.

A Chaves Estática é dotada de filtro RFI (Interferências por Freqüências de Radio), disjuntores de entrada, de saída e de By Pass para manutenção e possui diversas proteções contra sobrecargas e curto-circuitos. É formada por placas eletrônicas microprocessadas e componentes estáticos (tiristores em blocos de potência), não se utilizando de chaves eletromagnéticas para complemento da transferência, daí o seu nome “Chave Estática”.

Pode ser abrigada em gabinete auto-portante (com ou sem rodízios), Rack 19 ou quadro de sobrepor em parede, todos fabricados em chapa de aço galvanizado pintado com tinta epóxi, garantindo maior proteção e durabilidade do conjunto.

Funcionamento


O sistema de controle monitora constantemente as duas redes de entrada e a saída nos parâmetros de tensão, fase, freqüência e sincronismo para decidir qual é a melhor rede para alimentar a carga com segurança. Caso algum destes parâmetros saia dos limites pré-ajustados, o microprocessador de controle impedirá que esta rede inadequada alimente a carga crítica e, sem interrupção e de forma automática, transfere a alimentação da carga para a outra rede entrada.

A chave estática funciona sendo alimentada por apenas uma das redes, pois a fonte do sistema de controle e gatilhamento é DUAL, ou seja, é alimentada pelas duas redes. Neste caso de alimentação por apenas uma rede, não importando o modo de operação selecionado, o sistema continua monitorando a rede e em caso de eventual falha ou variação acima do permitido, o sistema de proteção da chave estática desconectará a carga automaticamente.

Opções de Funcionamento


Temos duas opções selecionáveis de funcionamento: “AUTOMÁTICO” e “MANUAL”, sendo:

Automático: A chave estática seleciona a rede mais adequada para carga respeitando a “prioridade selecionada”. Caso a tensão ou a freqüência da rede selecionada saia fora dos limites pré-ajustados ou ocorra uma falta de fase, a chave estática transfere a alimentação da carga para outra rede sem interrupção. Quando a rede prioritária restabelecer sua normalidade de tensão e freqüência a chave estática re-transfere a carga para a rede prioritária novamente, também sem interrupção.

Manual: A seleção de qual rede alimentará a carga é feita manualmente pelo usuário através do Botão de Transferência. Este botão executa a transferência e/ou desbloqueio da chave estática quando estiver nesta condição.

Especificações Básicas


Potência  5KVA a 200KVA
Rendimento 99%
Tensão de Entrada e Saída   

Conforme Solicitação

Configuração FNT, FFNT ou FFFNT
Nível de ruído Não gera ruído acústico.
Dissipação térmica  

< 1% da potência nominal

Tensão suportável de impulso

2KV

Resfriamento a ar por convecção natural ≤ 60KVA e forçada ≥ 75KVA
Temperatura ambiente operação

-5ºC a 40ºC

Unidade relativa do ar

0% a 90% (sem condensação)

Ambiente de instalação Abrigado em ambiente com grau de poluição 1
Distorção harmônica total (THD) Não introduz
Tempo de Comutação (Ajustável) Para redes síncronas (até 20º de defasagem):

Rede prioritária para rede reserva < 1ms
Reserva para Prioritária – Sem Interrupção
Manual – Sem Interrupção

Para redes assíncronas, consultar nosso Dpto. de Engenharia.

Diferentes especificações técnicas podem ser atendidas (sob consulta).

Solicite junto ao nosso Dpto. Comercial mais informações sobre este produto: 55 11 2842 9000 ou comercial@amplimag.com.br

As informações aqui contidas podem ser alteradas sem aviso prévio ou conforme especificação do cliente, prevalecendo o conteúdo da proposta técnica.