As baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas. Devido a seus componentes tóxicos, as baterias podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico, além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.
É comum encontramos baterias com metais tóxicos e soluções ácidas em sua composição, por isso, no caso de contato acidental desses resíduos com os olhos ou com a pele, lavar imediatamente com água corrente e procurar orientação médica.
Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado das baterias usadas e a necessidade de disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de baterias usadas, a Resolução do CONAMA resolve.
A Amplimag tem um compromisso com a qualidade do meio ambiente e se dispõe a receber de seus clientes as baterias defeituosas ou descarregadas, para que sejam reenviadas aos fornecedores e processadas adequadamente sem transigir qualquer ditame estabelecido nas normas de conservação do ambiente.
NÃO DESCARTE NO LIXO!